VIRADA RADICAL NO TEMPO: TEMPORAIS, FRIO E AGITAÇÃO MARÍTIMA CHEGAM A SC

Depois de dias ensolarados e quentes, o tempo muda bruscamente em Santa Catarina, trazendo chuva forte, ventos intensos e queda nas temperaturas em diversas regiões do estado.

Outubro 16, 2025 - 13:49
VIRADA RADICAL NO TEMPO: TEMPORAIS, FRIO E AGITAÇÃO MARÍTIMA CHEGAM A SC
Foto: REPRODUÇÃO DA INTERNET

Santa Catarina se prepara para uma mudança brusca no tempo a partir desta quinta-feira (16). O calor e o sol dão lugar à instabilidade, com previsão de temporais, chuva intensa e queda significativa nas temperaturas em várias regiões do estado.

No primeiro dia da virada, as instabilidades atmosféricas atingem principalmente o Grande Oeste, os Planaltos e parte do Vale do Itajaí, onde há risco de temporais com ventos fortes e eventual queda de granizo. Nas áreas litorâneas, a chuva deve ocorrer de forma mais isolada, mas a nebulosidade aumenta em relação aos dias anteriores. As temperaturas, que no início da tarde ainda podem chegar a 27 °C em pontos do litoral e norte catarinense, caem rapidamente com a chegada das chuvas.

Na sexta-feira (17), a formação de uma nova frente fria intensifica os temporais, começando pelo Oeste e avançando para todo o estado ao longo do dia e madrugada de sábado (18). As temperaturas ficam mais amenas no interior, girando em torno dos 20 °C, enquanto no litoral a sensação de abafamento permanece, com máximas próximas dos 30 °C.

No sábado, a frente fria segue atuando durante a madrugada, mantendo o risco de chuva forte e temporais isolados. Ao longo do dia, o sistema se afasta gradualmente, mas os ventos persistentes de sul favorecem a agitação marítima no Litoral, com rajadas que podem chegar a 70 km/h.

No domingo (19), o tempo começa a melhorar, com predomínio de sol no Grande Oeste e períodos de nuvens no Litoral. Os ventos continuam, porém menos intensos. A temperatura deve se manter mais baixa, marcando o fim do calor intenso dos últimos dias.

As informações são da Epagri/Ciram e da Defesa Civil de Santa Catarina.