PORTOS DE LAGUNA E IMBITUBA TERÃO GESTÃO UNIFICADA PARA IMPULSAR DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Integração busca eficiência administrativa, agilidade em obras e fortalecimento econômico com foco em dragagem e novos investimentos.

Setembro 11, 2025 - 22:32
PORTOS DE LAGUNA E IMBITUBA TERÃO GESTÃO UNIFICADA PARA IMPULSAR DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Foto: Reprodução

Em uma iniciativa considerada estratégica para o futuro logístico e econômico da região Sul, os portos de Laguna e Imbituba passarão a contar com uma gestão integrada. A decisão foi discutida em reunião realizada nesta quinta-feira (11), com a participação da Prefeitura de Laguna e da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina (SPAF).

De acordo com o prefeito de Laguna, Preto Crippa, a medida não representa subordinação, mas sim a busca por sinergia, eficiência e decisões fundamentadas em dados técnicos. “O objetivo é dar mais clareza ao planejamento das obras e maior agilidade em intervenções essenciais, como a dragagem, demanda histórica da comunidade pesqueira”, destacou.

A integração ao modelo administrativo e técnico de Imbituba dará ao Porto de Laguna condições de atrair investimentos e planejar seu crescimento com segurança. Até 2026, está prevista a conclusão de um estudo completo, que identificará as necessidades de dragagem e derrocagem, além dos custos envolvidos.

Christiano Lopes de Oliveira, presidente do Porto de Imbituba, afirmou que ações imediatas já estão em curso para garantir condições operacionais em Laguna. Entre elas, estão o protocolo do termo de referência para licenciamento ambiental da dragagem, melhorias estruturais e de limpeza na área portuária, além da priorização do comércio local em serviços e contratos.


Para o secretário do SPAF, Beto Martins, a união entre os portos representa um avanço decisivo: “Queremos trabalhar com dados concretos para transformar demandas em realidade”.

A administração municipal de Laguna reforça que a medida consolida o porto como um polo estratégico para a economia regional, promovendo desenvolvimento sustentável, geração de empregos e novas oportunidades.