JUSTIÇA DETERMINA RECONTAGEM DE VOTOS QUE PODE MUDAR COMPOSIÇÃO DA CÂMARA

Cerimônia pública nesta quarta‑feira pode redesenhar a composição da Câmara Municipal e obrigar a emissão de novos diplomas.

Junho 18, 2025 - 09:19
JUSTIÇA DETERMINA RECONTAGEM DE VOTOS QUE PODE MUDAR COMPOSIÇÃO DA CÂMARA
Foto: Divulgação

Um despacho assinado pela juíza Lara Maria Souza da Rosa Zanotelli, da 99ª Zona Eleitoral de Tubarão, convocou partidos, Ministério Público Eleitoral e OAB para acompanhar, às 15h desta quarta‑feira (18), o reprocessamento da totalização dos votos proporcionais das eleições de 2024 em Capivari de Baixo.

A medida cumpre decisão definitiva de Ação de Investigação Judicial Eleitoral que cassou o Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP) do PDT, anulando todos os votos da legenda na disputa por cadeiras na Câmara. Com a exclusão dos sufrágios pedetistas, a retotalização pode alterar a distribuição de vagas entre os demais partidos — e, por consequência, mudar o elenco de vereadores diplomados.

Caso o novo cálculo mude a lista de eleitos ou a ordem dos suplentes, o Cartório Eleitoral emitirá diplomas atualizados e notificará formalmente a Câmara. O presidente do Legislativo, vereador Marcelo Muraro, diz confiar na manutenção do próprio mandato: “Não fui eleito por média, então acredito que, no meu caso, não haverá alteração. Como é decisão judicial, o que for determinado será respeitado”, afirmou ao Diário do Sul.

Para especialistas, o episódio reforça a importância do DRAP na validação das chapas e acende alerta aos partidos sobre o cumprimento das regras internas, sob risco de impactar diretamente a vontade do eleitor. A recontagem desta quarta será pública, permitindo fiscalização presencial de representantes partidários e da sociedade civil.